Guarde o seu espírito (coração)

Você percebe que seu espírito é a sua responsabilidade? Provérbios 25:28 diz: Quem não tem domínio sobre o seu próprio espírito é como uma cidade quebrada, sem paredes. A Bíblia compara a pessoa que não controla o seu próprio espírito como sendo como uma cidade com paredes que caiu para baixo. Isso faz com que a cidade fique indefesa, por isso é vulnerável a qualquer ataque. Da mesma forma, se não 'cuidar' ou 'regrar' nosso próprio espírito, somos como uma cidade com rachaduras em nossas fundações e brechas em nossas fortificações, aberta a todo o tipo de ataque que se possa imaginar.

A razão que você deve assumir a responsabilidade por seu espírito é que seu espírito faz um caminho para você na vida. Uma das melhores partes de conselho que já recebi como um jovem em Bible College era este "Nunca desenvolver um espírito ferido." Seu espírito é a chave para o seu futuro e, acima de tudo, Provérbios 4:23 diz, devemos guardá-la com "toda a diligência", (a Bíblia traduz a palavra para coração e espírito alternadamente). Escolhas pobres, a falta de sabedoria, instabilidade emocional, orgulho, amargura, um "espírito ferido" e falta de perdão são os tipos de coisas que nos enfraquecem e nos deixar aberto e vulnerável a um ataque.

Daniel 6:3 diz que Daniel teve uma excelente espírito. Foi essa qualidade que mudou a forma como rei Nabucodonosor encarado Daniel, e ele foi favorecido e promovido como um resultado. Então o mesmo Daniel se distinguiu acima dos governadores e sátrapas, porque havia um espírito excelente nele; e o rei deu pensamento de configuração dele durante todo o reino.

Da mesma forma como excelente espírito de Daniel fez com que o rei olhasse para ele de forma diferente, se você cuidar do seu próprio espírito, você pode subir acima de quaisquer circunstâncias difíceis que enfrentam e encontrar favor com os outros. No entanto, se você permitir que outras coisas para tomar posse de seu espírito, eles vão impedi-lo de entrar em tudo o que Deus planejou para você.

A minha oração é que você entenda o imenso valor do seu espírito e que você assuma a responsabilidade para guardá-la fielmente todos os dias. Responsabilidade por um coração puro, limpo e um espírito reto é um imperativo para andar em uma relação frutífera com Cristo.

ORAÇÃO:

Senhor Deus, ajuda-me a manter meu coração e meu espírito puro em você. Traga à mente tudo o que me levou a viver 'ferido' e permita-me a ter um espírito reto.

pr. Brian Houston
Tecnologia do Blogger.