A importância de ter entendimento

Individualmente, como humano, ninguém nasce sabendo de todas as coisas. Quanto mais discernindo o que é bom e ruim. O que é válido para si mesmo e para os outros. Toda pessoa vai sendo moldada através da vida pela família, por valores que Deus dá, pela cultura, etc. O mais importante de tudo isso é o tipo de vida que vai fazer qualquer um bem.

Por que cada um de nós é pequeno demais e quando a gente não entende a vida e aos coisas ao redor, incapaz de discernir o que realmente é certo e errado, sem identidade própria, sem conhecimento pela história em que se está inserido então somos facilmente manipulados. Como brasileiros não conhecemos tão bem a história da nossa nação, dependemos tantos de outros que pouco sabe também para nos instruir na visão da vida.

Mas esse não é o tipo de vida que Deus para nós - ignorantes tão manipuláveis - por que o conselho do Senhor para nós é buscarmos o discernimento na vida, o entendimento. Afinal o começo disso nos leva a temer o Senhor. Somos pequenos, frágeis, e precisamos compreender a vida, a realidade, com a ajuda de Deus. É uma busca como se fosse por ouro e prata! É o Senhor quem dá o entendimento, o discernimento, a sabedoria (Pv 2.6). E não dá para alcançar isso sem ser dependente de Deus para viver.

Não dá para tirar essa dependência de Deus e passa-la para qualquer um no mundo. Não dá. Se tem algo que a gente precisa de verdade é abandonar nossos pecados, orgulho, e arrogância de vez olhando para Deus e se rendendo a ele pessoalmente e intimamente.

"Ele reserva a sensatez para o justo; como um escudo protege quem anda com integridade, pois guarda a vereda do justo e protege o caminho de seus fiéis. Então você entenderá o que é justo, direito e certo, e aprenderá os caminhos do bem. Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma. O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá.

A sabedoria o livrará do caminho dos maus, dos homens de palavras perversas, que abandonam as veredas retas para andar por caminhos de trevas, têm prazer em fazer o mal e exultam com a maldade dos perversos, gente que anda por veredas tortuosas, e no caminho se extraviam. Ela também o livrará da mulher imoral, da pervertida que seduz com suas palavras, que abandona aquele que desde a juventude foi seu companheiro e ignora a aliança que fez diante de Deus." Provérbios 2:7-17
Tecnologia do Blogger.